O que tenho aprendido com a crise?

Permanecer motivado para buscar formas de crescer nesse momento! Veja como fazer isso abaixo.

O que mais tenho escutado sobre este momento em que vivemos na economia do nosso país são histórias tristes. Não há como negar, elas realmente existem. No entanto para cada pessoa que converso e que me apresenta suas dificuldades, desânimo e até pensamentos como: fechar sua empresa, realizar demissões em massa, recuar no planejamento de expansão da sua marca e dezenas de outras situações, trago para minha mente dez outras situações que me motivam a eliminar aqueles pensamentos, para que com energia eu possa pensar em como nossa empresa pode continuar crescendo. Tento trazer a mesma visão para essas pessoas que estão desanimando diante de tantas dificuldades, com o pé no chão e muita responsabilidade.
Se existe algo que tenho aprendido com este momento é primeiro: não se contaminar. Não sou alienada, nem tampouco ignoro o cenário, porém tenho criado barreiras para que eu possa continuar pensando positivamente em novas ideias que motivarão nossa equipe e fortalecerão nossos clientes. A segunda atitude que procuro aplicar é que se eu não ajudar à estas pessoas que passam por momentos de sérias dificuldades, não estarei executando nossa missão que é ser útil. O impressionante é que ao ajudar somos simultaneamente ajudados, as ideias que sugerimos transformam-se em muito mais, criam novos caminhos, novas oportunidades, mostrando a coragem que nem sabiam que existia.
Em nosso dia a dia, somos tomados por tanta correria e pela necessidade sempre imposta de aumento da performance que temos que apresentar que nunca, ou quase nunca, paramos para olhar aos parceiros que temos, clientes, amigos, vizinhos de empresa, do ponto de vista de sugerir melhorias, oferecer ajuda. Tenho sido surpreendida com o quanto podemos nos ajudar, quando temos a delicadeza de ouvir, entender as necessidades dessas empresas amigas e com uma visão externa apresentar algumas sugestões. As transformações são evidentes e imediatas.
É bastante comum que ao estarmos vivendo o problema não consigamos enxergar não apenas oportunidades durante a crise, conceito utilizado em demasia neste momento, mas também, não buscar a força necessária para seguir em frente, a refletir sobre importância da permanência no mercado para muitas pessoas que vivem a cadeia produtiva do negócio e, por muitas vezes, está apenas em entendermos como podemos percorrer por novos caminhos.
Que sejamos consultores uns dos outros para gerar fortalecimento e crescimento.

Milena Lidor é consultora da Franquear Consultoria. Responsável por formatação de franquias, planejamento de expansão, relacionamento com os clientes, treinamentos de consultores, convenções com as redes, entre outras atividades que envolvem o setor.

Fonte: Administradores

Leave a comment