Gestão de franquias: 4 pontos essenciais

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Quem está à frente de uma rede de franquias precisa saber que existem pontos essenciais para que sua gestão seja efetiva e, assim, garantir que sejam aplicados corretamente ou, então, a rede não terá consistência e, além da concorrência ganhar mais espaço, a rede não se sustenta. Porém, nem sempre os franqueadores sabem identificar quais são esses pontos.

Na ânsia de expandir a rede, alguns franqueadores deixam de definir ou não definem, de forma correta, os pilares de sustentação da rede. Com isso, arriscam trilhar um caminho que trará problemas futuros, mesmo que, momentaneamente, a rede esteja com resultados interessantes. Por isso, é preciso saber quais são as prioridades de uma gestão que aponte para resultados. Vamos a elas:

1- Relacionamento

A essência do franchising é a transferência de know-how e, para que ocorra de forma assertiva e natural, é fundamental a existência de um excelente relacionamento entre a franqueadora e seus franqueados. Estamos falando de relacionamento interpessoal, portanto invista tempo com seus franqueados, visite as unidades, mostre que existe segurança em fazer parte de sua rede. Existem muitas formas de marcar presença junto aos franqueados, o contato por e-mail, telefone, vídeos e informativos são algumas delas, mas variar as formas de contato é importante para não gerar a sensação de frieza. Para construir relações que gerem confiança, o contato deve gerar sensação de proximidade e pessoalidade.

2- Indicadores e métricas

Toda rede precisa ter parâmetros e números que balizem o seu desempenho no mercado. O sucesso de cada unidade é medido pelos resultados financeiros positivos e pela garantia do padrão nos produtos ou serviços. Os indicadores de desempenho são os itens avaliados como pilares de sustentação das unidades e, consequentemente, da rede. Trabalhando com métricas bem definidas, a relação entre a unidade e a franqueadora se torna mais fácil, pois o franqueado consegue enxergar com maior clareza o desempenho de sua unidade e a franqueadora consegue desenhar, criteriosamente, a curva de crescimento da rede. Por isso, a avaliação do desempenho de uma unidade nunca pode ser predominantemente subjetiva ou relativizada.

3- Inovação

Em uma gestão bem realizada, as práticas de sucesso devem ser preservadas e novidades devem ser identificadas para trazer os resultados esperados. Por isso, apostar no continuísmo, geralmente, é um risco. Utilizar ferramentas de gestão, identificar novas abordagens para o marketing da rede, padronizar e repadronizar quando for necessário são formas de mostrar inovação, além, claro, de inovar nos produtos e serviços oferecidos aos clientes. A obsolescência de uma empresa é uma sombra que sempre vai estar por perto. Permita-se absorver coisas novas a todo momento.

4- Atualização da Equipe

É muito comum que, com algum tempo de rede, a equipe da franqueadora, em especial, os consultores, responsáveis pelo contato direto com os franqueados, fiquem muito focados no segmento em que a rede atua e nos processos da Franqueadora, tornando-se especialistas. O problema é que por conhecerem muito bem os processos internos da rede, deixam de lado a atualização sobre o mercado, sobre temas relacionados à gestão de negócios e sobre o franchising. Para continuar com uma equipe de profissionais altamente capacitados, o franqueador deve estimular os consultores à apresentar resultados cada vez melhores, direcionando os mesmos à uma atualização constante. Uma ideia é utilizar uma ferramenta para controle de performance da equipe, contabilizando o desempenho dos consultores de acordo com indicadores como: inovação, relacionamento com a rede, desenvolvimento, entre outros. Transformando essa ferramenta em uma análise para gratificação aos consultores com melhor performance, o franqueador oferece um suporte de maior qualidade à rede, ao mesmo tempo que retém os talentos na franqueadora.

Se você é gestor de uma rede de franquias, analise com atenção esses 4 pontos, que são essenciais para alcançar o sucesso esperado. Com certeza existem muitas outras variáveis, mas sem relacionamento de qualidade, indicadores e métricas reais, além de inovação constante, será difícil alcançar voos mais altos. Sucesso!

E se precisar de ajuda conte conosco!

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