Guia Franquias de Sucesso

Trabalhar sem ter que marcar presença em um ponto comercial é uma tendência em crescimento. Mirando nesse modelo, cada vez mais as marcas apostam em franquias home based para expandir. O que tem sido um sucesso!

De acordo com dados da Futuro Workforce Study, pesquisa feita com colaboradores de empresas de dez países, incluindo do Brasil, 52% dos trabalhadores já trabalham fora de escritórios tradicionais pelo menos uma vez por semana. Segundo o estudo, o trabalho remoto permite que que pessoas de todo o mundo possam focar tanto em produtividade quanto em qualidade de vida.

Quem sonha em atuar nesse sistema encontra no mercado de franchising uma boa gama de opções de franquias para trabalhar em casa. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2017, um total de 5,3% das unidades de franquias estavam localizadas em home office.

Além das franquias que atuam de forma exclusiva com modelo home based, há redes que estão postando no formato como estratégia para potencializar sua expansão e ampliar a atuação no mercado. Ainda segundo a ABF, a diversificação de formatos é uma tendência percebida entre as 50 maiores franquias do Brasil: no último ano, a representação das unidades de loja diminuiu, aumentando a participação de outros formatos de franquias (incluindo operações home based) para 9%.

Investir em uma franquia home based não significa necessariamente não sair de casa. Embora várias redes ofereçam modelos em que os franqueados podem trabalhar exclusivamente em home office, usando apenas telefone e computador, outras franquias permitem que a base do negócio seja feita de casa, sem ponto comercial, mas desenvolvem o trabalho fora de casa. Nesse último formato, o franqueado pode trabalhar em um modelo “delivery”, indo até o cliente.

Para Milena Lidor, diretora da Franquear Consultoria, baixo investimento e flexibilidade de horários são as principais vantagens de investir em franquias home based.

“Geralmente esses modelos têm influência da tecnologia, ou seja, treinamentos da franqueadora em real time, por meio de plataformas EAD, aplicativos, softwares – tudo para facilitar a vida do franqueado e otimizar seu tempo”, acrescenta a especialista.

Com isso, as franquias home based são uma boa opção para quem busca opções de negócios para abrir com pouco dinheiro ou mesmo para quem quer complementar a renda, conciliando a franquia com um emprego formal, estudos ou família.

Porém, ainda que seja um modelo bastante atrativo, trabalhar em casa não é para todo mundo. “É preciso ter muita disciplina para conseguir obter resultados. O franqueado home based geralmente trabalha sozinho, então precisa ter grande motivação, tanto para os dias de resultados ruins quanto para saber comemorar nos dias de bons resultados, e de forma alguma ter perfil que dependa de incentivos; precisa ser proativo e independente”, indica Milena.

Além disso, a especialista aconselha que o investimento na divulgação do negócio seja forte para esse tipo de franquia. “É preciso investir mais em mídia para que seja conhecido na cidade em que está estabelecido, justamente devido ao local não ter a disponibilidade que uma loja teria”, destaca.

 

A seguir você confere algumas opções de novas franquias home based. Os dados de investimento são informados pelas empresas ou divulgados pela ABF.

 

1 – ERA

ERA (Expense Reduction Analysts) é uma rede de franquias de consultoria especializada em gestão de fluxo de caixa e redução de gastos desnecessários. A rede oferece serviços para outras empresas, com soluções personalizadas conforme as necessidades do cliente. Fundada em 1992 na Inglaterra, a ERA aposta agora na expansão no Brasil com a franquia home based.

Investimento total: R$ 150 mil
Taxa de franquia: R$ 120 mil
Royalties: 18%
Faturamento médio: R$ 15 mil
Prazo de retorno: 18 a 36 meses

 

2 – BuilderAll

BuilderAll é uma rede especializada em marketing digital que trabalha com uma plataforma capaz de oferecer soluções completas nesse segmento, abrangendo desde a criação de sites e registro de domínios até a estruturação de funil de vendas. Os franqueados trabalham com a venda da plataforma e da microfranquia, podendo atuar em home office.

Investimento total: R$ 327
Taxa de franquia: não cobra
Royalties: não cobra
Faturamento médio: R$ 4 mil a R$ 20 mil
Prazo de retorno: imediato

 

3 – Paper Pão

Lançada como franquia em 2017, a Paper Pão é uma rede especializada na comercialização de anúncios publicitários em sacos de pão. O franqueado trabalha com as vendas dos anúncios, sem necessidade de ponto comercial, estoques ou capital de giro. O pagamento dos royalties à franqueadora é bimestral, com isenção nos seis primeiros meses de operação.

Investimento total: R$ 4,5 mil
Taxa de franquia: R$ 4,5 mil
Royalties: R$ 400 bimestral
Faturamento médio: R$ 6 mil a R$ 12,48 mil
Prazo de retorno: 3 a 6 meses

 

4 – Barela

A Barela é uma rede que atua como uma corretora de seguros saúde, além de oferecer planos de saúde (individuais, empresariais e por adesão), com foco no atendimento de pequenas e médias empresas. Fundada em 1995, a Barela deu início à expansão por franchising em 2017.

Investimento total: R$ 7 mil
Taxa de franquia: R$ 7 mil
Royalties: 2% do faturamento bruto
Faturamento médio: R$ 15 mil
Prazo de retorno: 6 a 12 meses

 

5 – Passadeira Express

Passadeira Express oferece um serviço personalizado de passadoria: as roupas são buscadas na casa do cliente, passadas e entregues. Criada em 2017, a franquia não exige ponto comercial e o franqueado necessita apenas de um carro para efetuar as coletas e entregas de roupas.

Investimento total: R$ 9,9 mil
Taxa de franquia: R$ 9,9 mil
Royalties: R$ 300
Faturamento médio: R$ 4,5 mil
Prazo de retorno: 12 a 18 meses

 

6 – Franquia Tributária

Especializando-se na área de compra e venda de precatórios, a Franquia Tributária é a mais nova marca da Sociedade São Paulo de Investimentos. Com modelo home office, o negócio é indicado especialmente para empreendedores com atuação na área comercial, advogados, contadores e consultores empresariais.

Investimento inicial: R$ 9,9 mil
Taxa de franquia: R$ 8,9 mil
Royalties: R$ 197
Faturamento médio: R$ 20 mil
Prazo de retorno: 6 meses

 

7 – Valor Negócios

Valor Negócios é uma consultoria empresarial com especialidade na intermediação entre pessoas e empresas, trabalhando com a compra e venda de empresas em todo o Brasil. A marca iniciou a expansão por franquias em 2017 e oferece, além do modelo home based, o formato de franquia standard (em escritório comercial).

Investimento total: R$ 9,9 mil a R$ 35 mil
Taxa de franquia: R$ 9,9 mil a R$ 20 mil
Royalties: 10% a 15% da renda bruta
Faturamento médio: R$ 25 mil a R$ 35 mil
Prazo de retorno: 12 a 18 meses

 

8 – Sacratu

Criada em 2012, a Sacratu surgiu de um hobby: a produção de perfumes artesanais. Em 2016, a marca começou a atuar como uma franquia de perfumes e hoje disponibiliza aos investidores um modelo home based, com sistema de vendas diretas. O valor de investimento inicial inclui todos os materiais necessários para o início da operação, incluindo provadores e amostras grátis.

Investimento total: R$ 12 mil
Taxa de franquia: R$ 12 mil
Royalties: não cobra
Faturamento médio: R$ 14 mil
Prazo de retorno: 3 meses

 

9 – AC Vida

AC Vida é uma rede de franquias de cuidadores de pessoas, que presta serviços para idosos, crianças e portadores de necessidades especiais. São diferentes tipos de planos disponíveis aos clientes, todos incluindo um plantão por telefone 24 horas. O franqueado pode atuar tanto em home office quanto em escritório comercial.

Investimento total: R$ 18 mil a R$ 28 mil
Taxa de franquia: R$ 16,99 mil
Royalties: R$ 805
Faturamento médio: R$ 10 mil a R$ 20 mil
Prazo de retorno: 6 a 24 meses

 

10 – MyGloss

A MyGloss é uma rede de franquias de bijuterias e acessórios, com foco no público feminino. Tradicionalmente trabalhando com franquias no modelo de loja e de quiosque, a marca lançou sua microfranquia home based em 2017, na ABF Expo. Neste modelo, o franqueado atua com vendas diretas ou via loja virtual.

Investimento total: R$ 20 mil
Taxa de franquia: R$ 12 mil
Royalties: 5% do faturamento bruto
Faturamento médio: R$ 10 mil
Prazo de retorno: 2 a 24 meses

 

11 – Protect

A Protect é uma franquia de seguros que trabalha com seguros de vida, residencial, empresarial, de veículos, de saúde, além de previdência privada, financiamento, consórcio, crédito consignado e soluções em gestão para empresas. A franquia é home office e tem foco no atendimento de micro e pequenos empresários.

Investimento total: R$ 28 mil
Taxa de franquia: R$ 16 mil
Royalties: 12% do faturamento bruto
Faturamento médio: R$ 8 mil ao final do primeiro ano
Prazo de retorno: 12 a 18 meses

 

12 – Riback

A Riback é uma auditoria e consultoria empresarial que presta serviços como diagnóstico empresarial, gestão compartilhada, consultoria financeira, avaliação de empresas, diversos tipos de auditorias, expansão de redes de franquias. São duas formas de atuação para o franqueado home office: prospecção e indicação de projetos para outras unidades ou realização de projetos.

Investimento total: R$ 30 mil a R$ 50,99 mil
Taxa de franquia: não informado
Royalties: 8% do faturamento bruto
Faturamento médio: não informado
Prazo de retorno: 5 a 9 meses

 

13 – Protege Piso

Protege Piso trabalha com um produto diferenciado para obras e reformas: uma placa protetora para superfícies. Os franqueados são responsáveis pela locação das placas, instalação, manutenção e retirada. Tudo isso pode ser feito sem ponto comercial, necessitando apenas de espaço para estoque dos produtos.

Investimento total: a partir de R$ 50 mil
Taxa de franquia: a partir de R$ 50 mil
Royalties: 15% do faturamento
Faturamento médio: R$ 10 mil a R$ 50 mil
Prazo de retorno: 6 a 12 meses

 

14 – Mapa da Mina

No franchising desde 2015 com modelos de loja e quiosque, a Mapa da Mina, franquia de bijuterias e acessórios, lançou em 2017 seu modelo de microfranquia express. Nesse novo formato, o franqueado insere torres expositoras de peças da marca em estabelecimentos comerciais como salões de beleza, lojas de cosméticos e perfumarias

Investimento total: R$ 50 mil
Taxa de franquia: R$ 10 mil
Royalties: 5% sobre compras (incluso no produto)
Faturamento médio: R$ 20 mil
Prazo de retorno: 18 a 24 meses

 

15 – GGV Consultoria

GGV é uma consultoria empresarial que trabalha com serviços de análise de viabilidade, pesquisa de mercado, plano de ação, performance em vendas, diagnóstico e consultoria financeira. Focada no atendimento de pequenas e médias empresas, a GGV atua exclusivamente com modelo de franquia home based.

Investimento total: R$ 60 mil
Taxa de franquia: R$ 35 mil
Royalties: 30% sobre o valor dos projetos
Faturamento médio: R$ 15 mil
Prazo de retorno: 12 a 24 meses

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