Como lidar com a ansiedade ao empreender?

Empreender é gratificante, mas nem tudo são flores. Todo empresário vive a vida profissional de maneira muito intensa, lidando com altos e baixos e emoções variadas. O estresse dos empreendedores é um diagnóstico comum, mas que precisa de atenção para uma melhor qualidade de vida pessoal e um desempenho saudável dos negócios.

Algumas pessoas têm mais propensão à ansiedade que outras. Se você não está conseguindo dormir, ansioso com a realidade da sua empresa e vidrado em diferentes ideias, respire fundo, fique tranquilo e leia algumas dicas que a Franquear separou para ajudar você. Confira:

Saiba planejar

Ficar em dúvida às vezes pode ser doloroso. Mas você não precisa sofrer com isso! Estar com o planejamento em dia ajudará e muito a evitar os possíveis estresses e a dor que os momentos de incerteza causam no seu dia a dia.

Respeite os limites

Lugar de trabalho é no trabalho. Não misture vida pessoal e profissional. É minoria o empreendedor que consegue se desligar completamente da rotina, mas é necessário que a maioria consiga, pelo menos, ficar em standby. Respire! Isso é qualidade de vida. Não leve o trabalho para a vida pessoal e vice-versa.

Gerencie seus pensamentos

Pensar é produtivo, mas pensar demais causa estresse emocional. Para quem vive ansioso, tentar a meditação pode ser uma opção para aliviar a tensão.

Tenha expectativas moderadas

A frustração é um grande gerador de pensamentos ansiosos. Lide com a realidade e não superestime expectativas de negócios.

Compartilhe seus problemas

O diálogo é uma excelente forma de encontrar soluções. Não guarde todos os problemas para si e conte com as pessoas para dividir a ansiedade, tornando-a assim, mais suportável.

Tenha o propósito de sua empresa bem definido

Compreenda os motivos que te levarão pela jornada do empreendedorismo. Estar realizado e acreditar no que faz é muito importante para blindar pensamentos negativos.

Conte com a Franquear

Ansiedade é bom, faz parte e até ajuda a levar negócios mais longe. Mas às vezes, tudo que a gente precisa é uma parceria de confiança e com experiência para colaborar com o grande desafio que é empreender. Uma coisa é certa: o que mais acontece entre todos os empreendedores é uma frase comum, dita sempre de peito aberto: tudo valeu a pena!

Leave a comment