5 sinais claros de uma gestão de resultados
Fazer a gestão de uma rede de franquias ou mesmo de uma única unidade franqueada é um grande desafio, pois existe muita responsabilidade envolvida. Apesar de todos terem acesso a informações relevantes sobre o que dá certo e o que dá errado (algo comum em redes de franquias), ainda assim a “mão” do gestor faz toda a diferença no sucesso do negócio. Ele consegue entender as necessidades e expectativas dos envolvidos, é isso é fundamental para atuar na melhoria dos processos produtivos
Pensando nisso, organizei uma lista de 5 sinais que mostram uma gestão que realmente dá resultado. Por meio deles, é possível apontar algumas práticas que fazem toda a diferença no dia a dia de qualquer negócio. Os sinais também podem servir para avaliar uma rede antes de fechar um novo negócio com ela. Vamos a eles:
Aumento da participação no mercado
Aí você diria: “mas é isso é óbvio”. Mas é possível não deixar de falar sobre esse assunto? Uma boa gestão, focada em resultados, tem como sinal claro de sua eficiência o aumento da participação da empresa no mercado. Por outro lado, nem todo aumento de participação no mercado é resultado de uma boa gestão. Às vezes trata-se de algum aporte financeiro que permitiu essa escalada, uma sazonalidade de vendas maior, entre outros fatores. Para fazer a diferenciação, veja se a rede tem aumentado sua participação de forma gradativa ao longo dos anos, pois mostra a consistência de sua gestão.
Baixa rotatividade de colaboradores
Boa gestão é igual a pessoas contentes com seus empregos. Aumentar o faturamento é apenas uma forma de avaliar a qualidade da gestão da empresa. Quem acredita em um negócio tende a permanecer mais tempo envolvido com ele. Quem não acredita, usa seu emprego ou como trampolim para algo melhor ou como muleta enquanto não encontra uma nova oportunidade. E o resultado é um só: uma empresa que não se desenvolve e que não gera cultura de pertencimento. Por isso, sempre avalie a rotatividade de colaboradores, pois é um bom termômetro para medir a qualidade de sua gestão.
Prêmios recebidos por instituições do segmento
“Mas por que prêmios?”, você perguntaria. Porque eles são baseados na qualidade de gestão das empresas. No caso de redes franqueadoras, os prêmios vêm a partir das respostas dos franqueados, e não da franqueadora. Prêmios da ABF (Associação Brasileira de Franchising), da revista PEGN (Pequenas Empresas Grande Negócios) ou da revista Exame não só mostram, mas escancaram gestões de excelência. A empresa com a qual você está negociando uma nova unidade recebe prêmios com frequência ou nem sabe o que é isso? Faça essa avaliação.
Inovação
Ok, inovação pode representar muita coisa, mas por que seria específica para sinalizar uma gestão de resultado? É simples. Redes franqueadoras que não inovam em produtos, processos, programas de excelência, etc, mostram que sua gestão tem falhas porque estão sempre “correndo atrás do prejuízo”, ou seja, trabalhando para sobreviver com o que já têm nas mãos. Gestões de resultados apontam para o crescimento constante, como já conversamos aqui, e isso inclui a inovação como combustível para os números subirem. É preciso construir esses degraus, e não só “ir no vácuo” da escada da concorrência.
Realização de eventos com franqueados
Quanto mais uma rede cresce, mais esforço é demandado para manter os franqueados unidos pelo mesmo objetivo. É como uma religião, com crenças e práticas. Os eventos, como convenções anuais, programas continuados de treinamento, intercâmbios promovidos pelas redes, com forte adesão de franqueados, mostram uma gestão consistente e bem disseminada. Por meio dos eventos é possível avaliar o nível de satisfação dos franqueados com a rede, pois além do gasto com viagens, tempo dispensado em apenas uma atividade, todos são ávidos por novas ideias, se aproximam dos outros franqueados da rede e formas de alcançar resultados maiores.
Esses são 5 de vários sinais que apontam para uma gestão de resultado em redes de franquias. Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de tudo para alcançar a excelência em sua empresa.
Milena Lidor
Diretora da Franquear Consultoria
milena.lidor@franquear.com.br
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